História da animação em Portugal
- scctdi
- 24 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
O primeiro filme de animação português foi A Lenda de Miragaia, lançado em 1931, por António Cunhal e Raul Faria da Fonseca. Os autores inspiraram-se na técnica de recorte de silhuetas utilizada por Charlotte Reiniger em As Aventuras do Principe Achmed (em 1926), para desenvolver a sua curta-metragem.
A obra abordava a origem do nome do bairro portuense de Miragaia, local de onde se poderia avistar o castelo de Gaia, actualmente inexistente. De acordo com as publicações de Félix Ribeiro, Luís de Pina e João Bernard da costa, antigos directores da Cinemateca Portuguesa, não sobreviveu nenhuma cópia do filme, nem nenhum negativo a partir do qual se pudesse tirar um positivo, sendo por isso mais um missing film da história do cinema português.
Félix Ribeiro explica que a enorme quantidade de filmes portugueses perdidos, nomeadamente no período do filme mudo, se deve ao facto de quase todas as fitas de carácter documental, terem sido vendidas durante a segunda guerra mundial às potências do conflito, para que a prata que incluía a emulsão da película fosse extraída, mas não se sabe se foi o caso com A Lenda de Miragaia.
Comments